11 junho 2013

Piercings


Esse é um dos assuntos que com certeza geram muitas dúvidas: Piercings.


Qual o tempo de cicatrização? Como devo cuidar? Oque não posso comer? Qual é o melhor material?

Lembrem-se que algumas questões como dor e tempo de cicatrização são bem burocráticos. Cada pessoa tem um tipo de organismo, cada corpo é diferente do outro. Alguns demoram mais para cicatrizar e outros demoram menos. Algumas pessoas em certas regiões do corpo juram de pés juntos que não dói colocar o piercing, e já outras acham a dor terrível. Outra questão que é super válido lembrar: Procurem saber qual estabelecimento vocês irão, sigam indicações de pessoas que já foram e confiam no local, verifique se os materiais são descartáveis e devidamente limpos, pois lugares com higiene precária nesse tipo de situação pode te levar a sérios riscos de contaminação por bactérias.


                                                   No umbigo 

piercing no umbigo é um tipo de piercing localizado dentro ou em torno do umbigo, o tempo de recuperação é considerado curto, de 6 meses, também tem baixa rejeição, semelhante ao de orelha, a localização mais comum é a superior a região do umbigo.Existe risco de infecção até o tempo de rejeição (aproximadamente até 6 meses), a cicatrização também costuma ser desigual na região, também não é recomendado para menores de 16 anos.


 No septo 

Algumas pessoas julgam ser feio, mas é utilizado por muitos homens e mulheres. Eu particularmente acho lindo. Nesse caso as joias mais usadas são o captive (argola com um fecho de bolinha) ou a ferradura (aste curvada com uma bolinha em cada ponta). O tempo médio de cicatrização é de 8 a 10 semanas. Para a limpeza é importante lavar todos os dias o local com água corrente e sabonete neutro, e somente após ser molhada pode se movimentar a joia com cuidado para que a casquinha da cicatrização possa ser removida. Lembrando que se movimentar bruscamente, pode causar uma ferida ou até mesmo uma queloide já que o local está sensível e lesionado. Então evite passar a mão no nariz o máximo que conseguir, e não pegue com as mãos sujas. Se notar que o local está inflamando, não retire a joia e sim procure a ajuda de um profissional para que possa tomar as decisões cabíveis para combater a inflamação.


No nariz

Também é um dos piercings mais comuns, usado tanto por homens quanto por mulheres. O piercing no nariz é um pouco mais chato de cuidar pelo fato de ser mais fácil de engancha-lo em toalhas, principalmente se for daquelas joias retas que são dobradas por dentro, essas são mais difíceis de limpar, por isso todos os cuidados devem ser redobrados. Fora que é preciso manter o controle de dormir sempre do mesmo lado para que não haja lesões, o risco é bem grande. O tempo médio de cicatrização é de 6 a 12 meses. Muitos estabelecimentos não colocam o piercing de argola primeiro, é recomendado que a coloque após a cicatrização do piercing. A argola torna a cicatrização mais difícil por ter uma região de contato maior, correndo riscos de batidas e lesões no local.

 

No tragus

Para piercing no tragus as joias mais adequadas são o captive (Argola  com um fecho de bolinha) ou o microbell (aste reta com uma bolinha de cada lado). O tragus é uma pontinha da orelha que fica bem em frente ao canal auditivo. É  um piercing bem procurado por ambos os sexos. Para uma boa cicatrização é necessário algumas regras que precisam ser seguidas, como evitar comer certos tipos de alimentos, evitar ficar imerso em piscinas ou água do mar. Evite expor o local ao sol, use chapéus, bonés, toucas, pois a área em tempo de cicatrização fica muito sensível. E assim como o piercing do nariz, tente manter o controle dedormir apenas de um lado para que não haja lesões. Movimente a joia somente quando o local estiver molhado, para que a casquinha que se forma não seja arrancada bruscamente. O tempo médio de cicatrização é de 6 a 12 meses.


Na língua

Ao colocar o piercing, a sua língua ficará um pouco inchada, colocar gelo no local ajuda na diminuição do inchaço. No entanto, evite chupar o gelo, isso irá causar mais inchaço. O piercing na língua necessita de uma alimentação bem mais restrita para que ocorra uma boa cicatrização. Procure comer alimentos macios como pão e sorvete. Evite alimentos quentes como café, pois a joia irá absorver todo o calor. Evite também alimentos ácidos e com alto teor de sódio, como ketchup, carnes e alimentos processados, pois irão causar uma sensação de ardor no local do piercing. Alimentos como macarrão e pizza de queijo podem envolver a joia e puxa-la, por isso tenha cuidado. Você terá que limpar o seu piercing após cada refeição, não mais que três vezes por dia. Evite a limpeza obsessiva, pois pode causar uma leve infecção oral. O tempo médio de cicatrização é de 4 a 6 semanas. Para limpar primeiro é necessário que lave bem as mãos para evitar a transferência de germes para a boca. Em seguida, escove os dentes normalmente com uma escova macia. Use a escova para limpar tanto o lugar como também limpar a parte superior e inferior da joia. Lavar primeiro com água, e em seguida com um enxaguante bucal que não contenha álcool.

Cuidado com os piercings 

Quem não pode fazer?

Os menores de 18 anos só podem colocar um piercing se tiverem uma autorização dos pais ou responsáveis, conforme exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve ser exigida pelos body piercers, os profissionais especializados em aplicar o acessório. Os profissionais mais cuidadosos exigem até a presença dos pais dos menores de idade, como a body piercer e tatuadora Cristina Barreto: "ver a autorização somente pode não significar nada, pois o adolescente pode ter falsificado", diz. Outra contraindicação é fazer o procedimento em pessoas que estejam fragilizadas por qualquer doença, principalmente doenças dermatológicas ou diabetes. 


Como escolho um bom profissional?

Quais os locais do corpo que oferecem maior risco? Os riscos podem ser contornáveis se o piercing for feito com bastante segurança, e todos os cuidados sejam tomados. No entanto, existem locais cuja cicatrização é mais demorada e cuja limpeza costuma ser mais difícil.Escolher um lugar que lhe ofereça segurança é fundamental. Os estúdios costumam receber visitas da Anvisa, que especifica várias normas técnicas obrigatórias e pune os estabelecimentos que não cumprem essas normas. No entanto, quem está decidindo o local deve observar alguns critérios de higiene. O local deve ter móveis limpos e bem-conservados. Os materiais não-descartáveis, como pinça e tesouras devem ter passado pela autoclave, o equipamento de esterilização. Para saber disso, vou dar uma dica: veja se esses equipamentos foram retirados de um envelope, que é o que lhes embala quando vão na autoclave. Materiais como agulhas e luvas devem ser descartáveis. Observe se o profissional os joga no lixo depois da utilização). O profissional também deve saber conversar com a pessoa, saber exatamente o que ela quer e explicar o procedimento e as precauções depois de feito o piercing

Além disso, cada piercing tem o lugar correto para ser feito. Os da orelha não podem atingir vasinhos e no mamilo é mais indicado que o furo não penetre a auréola, apenas o bico. Ou seja, o profissional deve estar atento a todos esses pontos e vale questioná-lo sobre isso para perceber o quanto de conhecimento ele tem. Portanto, se o body piercer lhe parecer frio ou sem paciência, fuja! 

Os piercings na boca, principalmente no freio (parte debaixo da língua) e na língua demandam atenção redobrada.E mesmo que seja feito em boas condições e limpo adequadamente (no mínimo, uma vez por dia fora da boca, com água e sabão, fora a escovação correta) o piercing na língua pode prejudicar seus dentes, sendo frequentes rachaduras e até quebras.

Os piercings íntimos, como os do mamilo e órgãos sexuais também exigem cuidados redobrados por ficarem a maior parte do tempo cobertos e em locais quentes, além de entrarem em contato com fluidos. O piercing deve ser limpo diariamente e a pessoa deve ter o cuidado de não deixar sujeira ou passar pomadas anti-inflamatória em excesso no lugar do furo, o que vai abafá-lo, dificultando mais a cicatrização 

Como escolher a joia ideal?

O material do piercing que vai enfeitar seu furo não pode ser qualquer um. Os materiais mais adequados são o aço cirúrgico, titânio e ouro branco, pois esses materiais oferecem menos chance de trazer infecções. Ou seja, não adianta comprar peças muito baratas, porque, em geral, são de aço comum, não tão seguras para estar em contato coma pele e mucosas.Desconfie dos preços muito abaixo do mercado, tanto das joias, quanto do que o profissional cobra para fazê-la. Além disso, cada lugar a ser furado tem um tipo de joia correspondente, obedeça sempre as recomendações do profissional antes de escolher seu acessório.

As peças de aço revestido (em geral coloridas) podem até ser atrativas, mas trazem risco de descascar com o tempo e a tinta trazer irritações no local do furo, portanto, evite-as.  

Que cuidados devo ter depois de colocar o piercing?

Depois de alguns dias, a dor, o sangramento e a secreção devem ter sumido. É recomendável que você volte depois de uma semana ao local que colocou, para que o profissional observe se há algo anormal.

Os primeiros sinais de infecção são: ardência, dor e calor no local, até mesmo mais de cinco dias depois da colocação, que pode evoluir para febre sem motivo aparente. Em caso de qualquer um desses sintomas, procure um médico.

Em relação aos cuidados, a alimentação também tem influência. Depois da perfuração, é bom evitar comer alimentos muito gordurosos, principalmente carne de porco e ovo, por um mês, pois podem dificultar a cicatrização. A limpeza da peça, com água e sabão é algo de que poucos se lembram de fazer. Além disso, deve-se lavar o local do furo com um sabonete antibacteriano na hora do banho.

Também usa-se o spray anti-séptico no local, mas a recomendação do número de vezes depende do local do piercing e do tipo do medicamento, por isso é importante a indicação de um dermatologista. Em geral, um mês depois da colocação a pessoa está livre dos cuidados mais específicos, mas a limpeza é necessária sempre.

Também evite atritos na região que foi furada. A pessoa tem que tomar cuidado na hora do banho, do sexo, e até para dançar e fazer exercícios.

Quanto tempo demora para cicatrizar?


Se você quer "voltar à vida normal" e acha que o tempo de cicatrização dará conta disso, esqueça. Quem tem um piercing deverá ter cuidados permanentes, não só com a limpeza, mas também com acidentes envolvendo o lugar do furo.

O risco de queloides não é tão controlável, pois há pessoas com uma tendência maior a tê-los (vale observar isso em outros membros da família), mas a limpeza e a alimentação ajudam a cicatrizar, o que, por sua vez, diminui o risco de queloides. Se você observar um inchaço ou uma bolinha no local do furo, procure um médico. Além disso, quem quer trocar a peça, deve esperar o tempo de cicatrização específico de cada local:
  • Lábio - 2 a 6 semanas
  • Língua - 4 a 6 semanas
  • Bochecha - 2 a 3 meses
  • Sobrancelha - 2 a 5 meses
  • Tragus (orelha) - 2 a 12 meses
  • Lóbulo (orelha) - 1 a 3 meses
  • Sobrancelha, Septo - 6 a 8 meses
  • Cartilagem da orelha - 1 ano
  • Aba do nariz - 2 meses a 1 ano
  • Umbigo - 3 meses a 1 ano
  • Mamilo - 4 meses a 1 ano
  • Lábio interno, Clitóris - 4 a 8 semanas
  • Lábio externo, Períneo - 2 a 6 meses
  • Pênis - 8 semanas
  • Nuca - 6 a 8 meses
  • Cartilagem da Orelha e Nariz - 3 meses a 1 ano
  • Braço/pulso- 1 a 2 meses
  • Pênis - 8 semanas

  Alargadores

 Qualquer furo pode ser alargado até um certo ponto, sendo a cartilagem o local mais difícil e doloroso para o fazer. Alargar implica por vezes, quando há falta de experiência, cuidado e calma, o aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas. Os profissionais recomendam que se alargue apenas 2mm de cada vez após ter colocado o de tamanho mínimo (4mm) e ainda com no mínimo um mês de tempo desde a ultima vez. 




Você tem algum piercing ? Tem vontade de colocar algum ?  Deixe um comentário falando sobre isto . 

Nenhum comentário:

Seja bem vindo, obrigada por visitar,volte sempre ! :D
- Comentários ofensivos serão excluidos
- Quando comentar deixe o link do seu blog ;)
- Responderei todos os comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...